segunda-feira, 11 de abril de 2011

Com qual smartphone eu vou?

Semana passada olhei para meu celular, já com mais de seis anos de uso e quedas, e decidi que era a hora de trocar de aparelho. Mas isso não é uma tarefa muito fácil. Quer dizer, trocar é simples, o que chega a me deixar mais indeciso, é qual aparelho escolher entre tantos que existem no mercado e entre tantos planos diferentes de operadoras.

Após algum tempo de incertezas cheguei a uma conclusão: decidi comprar um smartphone que rode sob a plataforma Android (o que excluiu iPhone da minha lista de aquisição, não da lista de desejos).

Dentre os modelos procurados, três mais se destacaram e me chamaram a atenção. Foram o Samsung Galaxy S, da Samsung, o Milestone 2 e o Defy, ambos da Motorola.

Depois de definidos os concorrentes, fui atrás de informações para poder compará-los. Levem em conta que os três smartphones possuem pontos fracos e fortes. Apenas citarei os pontos mais relevantes entre cada um.

Começando com o Milestone 2 que é o único dos três que vem com um teclado retrátil, o que para algumas pessoas é melhor que digitar diretamente no visor . O layout do teclado ficou maior em relação ao Milestone 1. Agora é possível digitar uma letra, sem esbarrar em outras. Além disso, possui uma câmera de 5 MP com leds de flash, não chega a ser tão potente, mas quebra um galho. E uma bateria bastante resistente que pode durar até 290 minutos utilizando rede 3G.





O Samsung Galaxy S possui a maior gama de funcionalidades entre os smartphones. Vem com TV digital, tela super amoled, GPS, roteador wi-fi, tudo isso numa tela de 4”.

O aparelho impressiona pelo design. É extremamente arrojado e leve. Pode ficar um pouco complicado carregá-lo no bolso, mas nada que impeça de levá-lo. Possui uma câmera de 5MP também, porém sem flash, o que te leva a fotografar apenas em ambientes com boa iluminação.

Tanto o Samsung Galaxy S quanto o Milestone possuem 8Gb de memória interna e vem com um cartão de 8 Gb, o que resulta em muitas fotos, vídeos, músicas e o que mais quiser levar com você.





Já o Defy é o tanque de guerra. Resistente a quedas, poeira, água e risco na tela. É o smartphone ideal pra quem é desastrado e vive derrubando coisas.

Ao contrário dos anteriores, o Defy possui memória interna de 2Gb e um cartão de 8Gb. Sua câmera de 5MP com flash é praticamente a mesma do Milestone 2 e vem com alguns filtros pré-definidos, como preto e branco e sépica.





Agora vem a parte interessante: preço. Isso assusta se você pretende comprar e não tiver um plano de alguma operadora. E é aí que os usuários pré pagos sentem mais a diferença. Eu encontrei o Samsung Galaxy S por R$ 1.999,00 a vista, o Milestone 2 e o Defy por R$ 1.499,00 .

Já com os planos oferecidos pelas operadoras, os preços caem...e muito. Apenas para efeito de conhecimento, encontrei o Galaxy S por R$699,00 à vista, acompanhado de um plano mensal de R$192,00.

Mas nessa hora eu me perguntei. Teria eu tanta necessidade a ponto de desembolsar R$192,00 num plano MENSAL para ter um smartphone? Não sou uma pessoa que fala o dia todo, tenho meus gastos com ligações bem reduzidos.

Confesso que os preços me deixaram com outra dúvida agora. Depois de quase ter decidido qual seria o modelo escolhido, volto ao ponto de origem mas dessa vez com uma nova pergunta: “smartphone ou tablet?”


Conheça mais em:

Milestone 2: http://www.motorola.com/Consumers/BR-PT/Consumer-Product-Services/Mobile-Phones/Milestone-2-BR-PT?localeId=31

Samsung: http://www.samsung.com/br/consumer/cellular-phone/cellular-phone/smartphones/GT-I9000HKBZTO/index.idx?pagetype=prd_detail

Defy: http://www.motorola.com/Consumers/BR-PT/Consumer-Product-Services/Mobile-Phones/MOTOROLA-DEFY-BR-PT?localeId=31

4 comentários:

  1. Pois é, Regnier, estou na mesma dúvida: SmartPhone ou Tablet? Meu celular já tem 3 anos, e é um modelo simples da Motorola - extremamente funcional e com uma bateria que dura a vida toda, mas que já tá deixando (muito) a desejar para as minhas necessidades. A questão é, com as facilidades e funcionalidades extra dos tablets, não seria melhor usar mesmo o celular só pra telefonar (alguém ainda faz isso?) e deixar os "extras" para um bom tablet?

    ResponderExcluir
  2. Esse é um ponto que penso toda vez ao comprar um smartphone.
    Ele iria server em qualquer hora e em qualquer lugar, mas para trabalhar com ele, seria muito ruim se comparado a um tablet.

    No meu caso, o uso do celular é extremamente baixo. O tablet seria muito mais útil porque ele seria a extensão do meu computador onde eu estivesse e com mais funcionalidades em termos produtivos do que o celular me permitiria ter.

    Sem dúvida que com um smart você fará muitas coisas, mas será tão produtivo?
    Nesse momento viso a produtividade e o smartphone, pra mim, continuaria sendo aquele aparelho que fica na mesa ao lado esperando as ligações.

    ResponderExcluir
  3. Eu ÍA adquirir um Galaxy S sem custos pela Claro, mas como eles são muito desorganizados e possuem informações incoerentes entre todas as fontes (atendentes) com quem a gente fala, ontem mesmo pedi portabilidade para outras operadoras com as duas linhas que possuo e abri mão de "pontos e benefícios" (que eu tinha e não conseguia usar). Cuidado com as promessas, pessoal...

    ResponderExcluir
  4. Bom, se for pra usar muito pra ligações, o tablet não compensa pela questão de duração de bateria. Do mais, acho que os dois fazem o mesmo. O tablet só tem a tela maior hehehehe

    ResponderExcluir