Apesar de estar em fase beta, ela já se encontra mais estável que a versão 11. E para quem gosta de estar sempre atualizado, traz algumas novidades.
A primeira é a velocidade. Sim, não há como negar que o Chrome é mais veloz que os concorrentes. Nesta versão, a equipe promete 66% a mais de velocidade em relação a versão 10 do navegador. Esse ganho em performance se deve ao motor Javascript que foi atualizado para uma nova versão. Portanto, sites construídos com base em AJAX estão sendo processados mais rápidos.
Uma das novidades que chamou muita atenção está no visual. Não do browser em si, mas a logomarca conhecida do Chrome em 3D mudou para um logo em 2D. As cores continuam as mesmas, porém os efeitos sumiram dando espaço à cores com menos profundidade. Muitos acharam um retrocesso na mudança, outros gostaram pelo visual ter ficado mais limpo.
Uma das novidades que chamou muita atenção está no visual. Não do browser em si, mas a logomarca conhecida do Chrome em 3D mudou para um logo em 2D. As cores continuam as mesmas, porém os efeitos sumiram dando espaço à cores com menos profundidade. Muitos acharam um retrocesso na mudança, outros gostaram pelo visual ter ficado mais limpo.
Dentre as funcionalidades mais comentadas está o uso da API Speech Input, desenvolvido em HTML5.
Ele é facilmente distinguido por seu ícone, semelhante a um microfone, que aparecerá ao lado de caixas de textos. Ao invés de digitar sua pesquisa, é só clicar nesse ícone e pronunciar a palavra ao microfone. Instantaneamente, sua pesquisa é convertida em texto e aparece na tela. Demais não?
É uma funcionalidade simples porém muito interessante. Vale ressaltar que as palavras devem ser ditas pausadamente e direcionadas ao microfone para que o sistema consiga identificá-las da melhor forma possível, evitando assim, confusões entre palavras.
Caso tenha a versão 12 instalada, poderá testar essa API aqui.
E se ainda não tem a nova versão e quiser baixar para experimentar todas as novas funcionalidades, acesse clicando aqui.
Como se trata de uma versão beta, alguns erros ainda podem ocorrer durante seu uso. O recomendável é que mantenha instalado um navegador estável para o dia-a-dia e use as versões betas para se adaptar as novas funcionalidades e testes.
Show de bola! Já já não precisaremos programar pra Internet Explorer. É o cúmulo um navegador tão ridículo ainda ser usado pela maioria. Com a (ou o?) Google lançando essas novidades quem sabe a maioria não parte logo pro Chrome e finda de uma vez a era glacial do navegador que nunca atualiza.
ResponderExcluirBelo post!
Pois é, Eduardo, a MS andou acertando em algumas coisas - Office Online, Sky Drive, Live Mesh (que depois me decepcionou quando a nova versão não rodou mais no XP) -, mas outras continuam sempre as mesmas. Não entendi o barulho que fizeram em torno do IE9, que pra mim continua a mesma coisa. Ou a MS faz uma revolução no IE, ou esquece de tentar manter um navegador no mercado. Com Chrome e Firefox (nunca me adaptei direito ao Opera, por mais que tentasse), não há motivo para usar o IE, a não ser pra programar para aqueles usuários que insistem em ficar com ele - e olha que há muitos. Realmente, excelente post!
ResponderExcluirObrigado pelos comentários!
ResponderExcluirEu acredito que o que faz com que o IE continue sendo usado por muitas pessoas é fato de que essas pessoas são apenas "usuários". Eles ligam o nome Internet Explorer como se aquele "e" que fica na área de trabalho fosse a internet. Não sabem que aquilo é apenas um navegador, uma porta de acesso para o mundo lá fora. Muitas pessoas que conheço acham que o IE é a internet.
Quanto a versão 9 do navegador da MS não vi nada de espetacular realmente. Nada que os outros navegadores já não tenham.
Para ser competitivo, ainda tem que melhorar muito.
Exatamente chatarinapin e Regnier. O problema é que a Microsoft domina se tratando de sistema operacional. Então o navegador vem no pacote e acaba sendo adotado como se fosse "A internet". Cabe à nós suportarmos essa carga de programar pra 2, 3 navegadores. Ou optarmos deixar um aviso no nossos sites do tipo: "Esse navegador não suporta alguns conteúdos disponíveis nesse site", pra dar um susto no usuário huahauhauha
ResponderExcluirSou consultora, e tenho alguns clientes mais velhos - com mais de 60 anos. Vocês não imaginam a verdadeira luta que já travei para convencer alguns a deixarem o Internet Explorer. Há pouquíssimas diferenças de interface entre o IE até o 7 e o Firefox 3 (pelo menos, eu acho), mas eles ficam com pavor quando veem qualquer coisa diferente, desistem imediatamente. Também muito complicado fazer usuários leitos que usam o IE6 atualizarem o navegador, porque a maioria sequer sabe fazer um download. Já existe uma campanha entre desenvolvedores americanos pra isso, você sabem se tem alguma coisa no Brasil? Acho que um projeto seria até colocar uma página com um passo a passo detalhadíssimo em cada site, blog etc. explicando como atualizar o IE... rsrsrs []s!
ResponderExcluir