terça-feira, 26 de abril de 2011

Facebook incrementa opções de segurança

O Facebook adicionou mais uma opção de segurança - que ao me ver foi das melhores. O Douglas (@douglasfmatos), meu irmão, notou que, ao acessar a página inicial da rede, o https já não aparecia automaticamente no endereço. Ao entrar em Configurações da conta, na opção "Segurança da conta", a Navegação segura (https) mostrava uma mensagem dizendo que o local que eu estava não era um ambiente seguro e pedia pra fazer logoff e login novamente.

Ao fazer o login veja a mensagem:



A tela pede para nomear o computador que eu estava acessando e Voilà! Está feito.

Em seguida recebi este e-mail:

"Um novo dispositivo chamado "Casa" entrou em sua conta do Facebook (terça, 26 de abril de 2011 às 20:50) a partir de Sao Paulo, SP, BR (IP=000.111.222.333).(Observação: este local é baseado em informações de seu ISP ou provedor sem fio.)
Este dispositivo foi adicionado à sua conta.
Era você? Se sim, você pode desconsiderar este e-mail.
Se não era você, acesse o link abaixo para proteger as informações da sua conta do Facebook.
http://www.facebook.com/roadblock/roadblock_me.php?u=---------------8&n=n0ehTrBl  (esse traço fui eu que coloquei).
Para saber como notificações de login como estas podem ajudá-lo a proteger as informações da sua conta, acesse a Central de ajuda: http://www.facebook.com/help/?topic=loginnotifications.
Observação: o Facebook nunca solicitará suas informações de login por e-mail."

*O IP é fictício. 
** O horário é de algum lugar nos EUA, porque eu acessei às 0h50m do dia 27

É uma opção bastante interessante, principalmente para evitar que alguém acesse sua conta sem sua autorização e em algum lugar que não seja onde você está habituado.

Eu curti.

2 comentários:

  1. Legal. Como no site do BB já é usado há muitos anos... Hehehe! Mas no BB é exigido que você ligue na central de atendimento ou vá a algum caixa eletrônico/agência confirmar a adição do dispositivo... Como será que eles vão ter essa certeza? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, no Santander tbm precisa ser feito isso. A confirmação no caso vai pro seu e-mail. Se alguém adicionou algum dispositivo ou computador você é notificado e pode excluir esse item e depois alterar sua senha - porque se adicionaram em outro local quer dizer que você perdeu o controle total dela hehehe

    ResponderExcluir