segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comparativo entre iOS 4, Android 2.2, Symbian 3 e Windows Phone 7

Pegando um gancho na iniciativa do Regnier em falar sobre o assunto de smartphones e tablets (link), além da crescente procura por esses aparelhos e as ofertas que os diferentes modelos nos apresentam, aproveitei que estou aprendendo sobre Android (já baixei os aplicativos para programar, bibliotecas, exemplos, etc. e estou fuçando a cada dia) para pesquisar sobre os sistemas operacionais (SOs) existentes e os aparelhos que comportam cada um deles.

Levei em conta: hardware, usabilidade, mercado, facilidades entre outros para montar um comparativo e, quem sabe, até fazer uma especulação sobre o futuro deles. (Embora tenha uma queda muito grande aos recursos e ferramentas do Android pretendo ser imparcial)

Só para ficar mais claro, os SOs testados são:

  • · iOS 4 – Apple
  • · Android 2.2 – Google
  • · Symbian 3 – Nokia
  • · Windows Phone 7 – Microsoft

Vamos aos quesitos, que seguem:

  • Hardware

Acredito que o item que chama mais atenção neste quesito, por ser a primeira impressão, é em relação à tela, por exemplo, a resolução. Neste ponto os aparelhos da Apple ainda dão um show nos concorrentes.

Levando a briga para camadas mais profundas como: processador, memória e bateria, os aparelhos que utilizam o Symbian tendem a gastar menos bateria, dado que seu visual não é tão robusto quanto os demais. Subindo um pouco, ainda nesta categoria, o Windows Phone 7 possui, também, uma vida mais prolongada. Porém isso ocorre somente se for utilizado com o aplicativos de fábrica, os softwares de terceiros instalados no aparelho tendem a consumir mais carga (imagino ainda mais se forem vender jogos de XBOX para os aparelhos).

Mais um degrau acima, processador, me deixa impressionado os aprelhos com Android, mesmo com hardwares nem sempre tão dedicados, conseguem apresentar visual elegante, com bastante efeitos e suavidade nos movimentos, mas algumas opções de sincronia do Android acabam por exigir um pouco a mais da bateria.

Ao final, acredito que o iOS4 ainda sai na vantagem quanto a esse quesito pois são ágeis e dedicados exclusivamente à família de produtos da Apple.

  • Usabilidade

Começando pelo Android, o grande problema da usabilide aqui é justamente o seu ponto mais forte em relação ao mercado, ser uma plataforma aberta. Com isso, muitas empresas acabam adpatando o SO para seus produtos e isso faz com que apareçam vários métodos para a usabilidade, o que acaba confundindo quando vamos migrar de aparelho mesmo conservando a escolho por esse SO.

Já os demais SO não sofrem desse mal, a exemplo do Symbian 3 que é bem amigável e segue sempre o mesmo padrão entre os aparelhos, assim como o iOS4. Único ponto a ser ressaltado aqui é em relação ao Windows Phone 7 que possui alguns atalhos mais complicados para ativar algumas funções e também menus mais escondidos. (Pra que facilitar né? Afinal é Microsoft hehehe)

  • Mercado (um dos pontos que mais me atraem ultimamente)

De fato a Apple Store apresenta números que não deixa muito espaço para comparações com os demais porém, nos últimos meses, a venda de aparelhos com Android tem crescido muito chegando a 350 mil aparelhos ativados por dia (dados do primeiro trimestre desse ano), ficando com cerca de 33% do mercado contra 25% da Apple. Apesar da popularidade da Apple Store, acredito que em um futuro não muito distante a Android Market passe à frente e lidere esse pelotão.

Não deixando de comentar sobre o Windows Phone 7, agora com grande parceria da Nokia, tem grandes chances de subir alguns lugares nesse ranking, contando, atualmente, com 7,7% do mercado, a quantidade de aparelhos que serão vendidos com esse novo SO deverá trazer consigo um gama grande de desenvolvedores e aplicativos. Mesmo assim não acredito que trará tantos benefícios ou status aos desenvolvedores, o que espantará alguns desse mercado meio restrito e, em contra-partida, deixará a Android Market com mais liderança do que nunca.

  • Aparelhos e facilidades

Esse é um gosto muito pessoal, aproveito para deixar a dica citada no início desse artigo como complemento de leitura.

Mas para não ficar sem um item pessoal nesse quesito, se pudesse substituir totalmente um PC por um aparelho móvel, escolheria um tablet pelas funcionalidades que ele possui. Sei que não conseguiria programar usando um desses aparelhos (ainda hehehe) mas atividades como: redigir um texto, ler emails, navegar na internet, ouvir música, fazer ligações, etc. facilitariam bem em estarem presentes num aparelho só.

Não esquecendo de comentar sobre os preços, os aparelhos da Apple possuem um valor mais elevado em relação aos demais, ficando mais barato, na sequência, Android (nos modelos equivalentes ao iPhone), Windows Phone e Symbian. (Mais dicas sobre os aparelhos no post do Regnier)

A conclusão de tudo isso, do primeiro colocado ao útlimo, fica a seguinte: iOS4; Android 2.2 (aguardando ansiosamente que assuma a liderança :p), Windows Phone 7 (com muita coisa para mostrar ainda e a melhorar) Symbian (que acredito estar extinto em breve).

Obs.: Não comentei sobre o Blackberry da RIM por não conhecer tão profundamente, quem sabe para uma próxima ou, se alguém conhecer, aproveitem para comentar!

Dicas de sites e referências:

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/04/15/android-350-mil-ativacoes-por-dia-e-3-bilhoes-de-aplicativos-baixados/

http://www.techpaparazzi.com/which-confusion-best-mobile-platform-operating-system-for-2011-ios-android-symbian-3-windows-phone-7/

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/alguem-precisa-ganhar-a-briga-de-sistemas-para-smartphones/

http://www.techtree.com/India/Features/How_Windows_Phone_7_Trumps_Android_and_iOS/551-113163-899-1.html

http://virbots.in/2011/ios-vs-android/

http://jornalandroid.com/

4 comentários:

  1. O Android e o Google tão aí pra incomodar muita gente! Microsoft que já foi a gigante da internet e dos PCs (posto que ainda mantém mas que pode ser perdido num futuro não muito distante com vários distros Linux e agora o Chrome OS que ganhará mercado entre tablets e netbooks), já sofre as consequências de tentarem monopolizar seus produtos e cercar seus usuários, cobrando preços altos e pecando na qualidade de seus serviços. A Apple, sempre desenvolveu produtos muito bons, mas vai precisar mudar sua gestão pois o modo que trabalha atualmente, também vai perder muitos usuários e desenvolvedores para o Android, devido ao custo e dificuldades encontradas para adquirir softwares, música e etc. com seu ARCAICO iTunes, e os softwares/serviços que desenvolvedores têm que comprar pra criar seus apps. Claro que sempre haverá o chamado "MacManíaco" que ainda opta por tudo isso, mas para quem quer se manter no mercado (e no topo, o que é ainda pior), não é esse o nicho que deva querer atingir, portanto deve rever seus conceitos. A Nokia com o Symbian, já teve muitas promessas, muito poucas cumpridas, fazendo com que seus usuários (eu sou um exemplo) permaneçam com produtos com defeitos gritantes e que poderiam ser corrigidos SE houvesse boa-vontade por parte das cabeças que estão por trás disso tudo. Produtos não possuem atualizações e permanecem com erros, aplicativos muito escassos, consumo de bateria nem tão bom assim como citou principalmente em aparelhos com telas grandes como o meu, etc. Ou seja, eu acho que o futuro está nas mãos do Google mesmo, que com a política de tornar o máximo possível aberto a todos e com custos reduzidos ou ZERO, vai dar muita dor de cabeça a todos esses concorrentes ainda...

    ResponderExcluir
  2. FRACO SEU COMPARATIVO. O SYMBIAN EXTINTO? ESPERA SO ELE RESURGINDO DAS CINZAS... KKKK

    ResponderExcluir
  3. É o seguinte:

    Tenho um symbian (Nokia 5230), atualmente estou explodindo de ódio com um iPhone4 com iOS 5.1 e com toda certeza eu iria adorar se fosse possível utilizar o hardware do iPhone num Android! Explico por que...
    A Apple possui um maravilhoso aparelho porém 100% restrito, é o mesmo que te transformar em um cavalo e te colocar um cabresto para você não olhar para nenhum lado apenas para frente, programas deles no caso, e por incrível que pareça, colocam disfarçadamente valores irrisórios mas se for perceber e procurar uma ideia do quanto você gasta comprando aplicativos que eram para ser de obrigação já estarem incluídos no SO para você poder usar, você estará pagando inúmeras vezes pela mesma coisa, ou seja, você compra o SO mas tem apenas a função telefone, se quiser usar realmente o aparelho além disso tem que pagar para tal. Uma outra coisa, o Bluetooth é completamente bloqueado, você simplesmente não pode transferir nem as suas próprias fotos para um amigo, uma foto que você acabou de tira e quer compartilhar com um amigo não pode! Você fica impedido de navegar na internet pelo iPhone pois os sites que tem flash player não funcionam!

    ResponderExcluir
  4. Tipo, é uma empresa completamente capitalista, se for para incorporar o flash, que é da Adobe, seria preciso que a Adobe pagasse para a Apple para incorporar o flash e depois o usuário teria que pagar novamente para Apple para instalar em seus dispositivos, isso é justo? Sem contar que você não compra os aplicativos com a sua moeda local, tem que pagar em dollar.
    No Android é tudo diferente! Os aplicativos pagos estão em moeda local, você tem total e completo livre acesso a tudo! Você tem liberdade para personalizar completamente seu sistema, pode fazer downloads livremente!!! E os jogos estão muito melhores desenvolvidos para a plataforma Android, se duvida, compare no youtube o jogo Street Fighter IV.
    Já o Symbian, o SO consome tanto que falta espaço para os aplicativos rodarem, no meu caso, tem alguns programinhas mas não tem hardware, porém tem mais liberdade que o iOS, mas a nokia está pouco se lixando para os consumidores que já compraram os seus aparelhos se tem um erro no SO eles só consertam se for para usar o mesmo SO em uma nova linha de aparelhos para por no mercado se isso não for acontecer simplesmente descontinuam o sistema e não se preocupam em corrigir problemas existentes e os usuários que se danem.
    Esta é minha analise!

    ResponderExcluir