domingo, 27 de março de 2011

Google Chrome Beta 12 promete ser 66% mais rápido que a versão estável do Chrome 10

E o Google não para mesmo. Recentemente foi lançada a versão estável do navegador Google Chrome 10. Tão logo essa notícia circulou pela internet, a versão 11 já estava em alguns computadores. Porém, esta nova versão foi lançada com várias incompatibilidades e alguns defeitos críticos surgiram. Tão logo, a equipe de desenvolvedores virou noites e dias e rapidamente lançaram uma nova versão, a Beta 12.
Apesar de estar em fase beta, ela já se encontra mais estável que a versão 11. E para quem gosta de estar sempre atualizado, traz algumas novidades.

A primeira é a velocidade. Sim, não há como negar que o Chrome é mais veloz que os concorrentes. Nesta versão, a equipe promete 66% a mais de velocidade em relação a versão 10 do navegador. Esse ganho em performance se deve ao motor Javascript que foi atualizado para uma nova versão. Portanto, sites construídos com base em AJAX estão sendo processados mais rápidos.

Uma das novidades que chamou muita atenção está no visual. Não do browser em si, mas a logomarca conhecida do Chrome em 3D mudou para um logo em 2D. As cores continuam as mesmas, porém os efeitos sumiram dando espaço à cores com menos profundidade. Muitos acharam um retrocesso na mudança, outros gostaram pelo visual ter ficado mais limpo.



Dentre as funcionalidades mais comentadas está o uso da API Speech Input, desenvolvido em HTML5.

Ele é facilmente distinguido por seu ícone, semelhante a um microfone, que aparecerá ao lado de caixas de textos. Ao invés de digitar sua pesquisa, é só clicar nesse ícone e pronunciar a palavra ao microfone. Instantaneamente, sua pesquisa é convertida em texto e aparece na tela. Demais não?
É uma funcionalidade simples porém muito interessante. Vale ressaltar que as palavras devem ser ditas pausadamente e direcionadas ao microfone para que o sistema consiga identificá-las da melhor forma possível, evitando assim, confusões entre palavras.

Caso tenha a versão 12 instalada, poderá testar essa API aqui.

E se ainda não tem a nova versão e quiser baixar para experimentar todas as novas funcionalidades, acesse clicando aqui.

Como se trata de uma versão beta, alguns erros ainda podem ocorrer durante seu uso. O recomendável é que mantenha instalado um navegador estável para o dia-a-dia e use as versões betas para se adaptar as novas funcionalidades e testes.


terça-feira, 8 de março de 2011

Google Chrome agora com Cloud Print

É, parece que o cloud computing pegou de vez. E o Google entrou de cabeça nisso há um bom tempo.
A novidade agora é o Google Cloud Print, que como o próprio nome diz, significa "impressão na nuvem", e está vinculado ao Google Chrome.

Como funciona

Funciona da seguinte forma: você executa os passos demonstrados abaixo para a ativação do serviço que, irá identificar as impressoras instaladas no seu PC automaticamente, e para testar clique em CTRL + P (ou no menu "Personalizar e controlar o Google Chrome", depois "Imprimir". Agora você me pergunta, qual a utilidade disso? A mágica está na nuvem! Você pode imprimir de qualquer lugar, apenas fazendo o login no Chrome de qualquer dispositivo, computador ou até móvel (ainda não funciona no iOS), e imprimir seus documentos escolhendo qual impressora você quer enviar. Se estiver em outro computador, e sua máquina onde a impressora está instalada, estiver ligada e "logada" no Windows e voilà! Trabalhos impressos pela nuvem.
Se o seu computador com as impressoras conectadas estiver desligado, logo quando ele for iniciado os documentos são enviados pra impressão automaticamente. Eu curti.



Como ativar o serviço

Personalizar e controlar
o Google Chrome

Você acessa as configurações pelo botão "Personalizar e controlar o Google Chrome", no canto direito do navegador, e escolhe a opção "Opções".




Opções do Google Chrome


Na guia "Configurações Avançadas", no último item, "Google Cloud Print", clique em "Faça login no Google Cloud Print".
Uma caixa de diálogo irá aparecer solicitando seu e-mail e senha. Após inserir essas informações clique em "Fazer login".













Se der certo essa mensagem irá aparecer


Pronto! Agora você pode imprimir de qualquer Chrome, em qualquer computador - em breve outros dispositivos - se a máquina que contém as impressoras estiver ligada, lembre-se sempre disso!














+ Link com mais informações do serviço http://www.google.com/support/cloudprint/


_