terça-feira, 7 de dezembro de 2010

WikiLeaks, o preço da verdade.



O assunto da vez, WikiLeaks (Wiki == repositório de documentos em meio colaborativo, Leaks == vazamento/rombo). Logo... o site era um "Wikipédia de documentos sigilosos" (era, porque saiu do ar e, como não havia visitado antes, só consegui algumas coisas graças ao cache do Google).

O site, para quem não acompanhou, possui milhares de documentos secretos, vídeos, etc. sobre operações no Iraque, Afeganistão, cartas trocadas entre embaixadas, da Casa Branca, Pentágono... ou seja, #tenso!

Resumindo a história do WikiLeaks e de Julian Assange, criador e responsável, o site surgiu em 2007 com a ajuda de outras dez pessoas, sempre com a intenção de publicar documentos oficiais e vazamento de informações sigilosas. Todas as fontes que enviam seus arquivos ao site são "anônimas", ou seja, não são armazenadas informações sobre quem "vazou" tais dados. Após análise da veracidade dos documentos os mesmos são publicados e divulgados na Internet (aí já viu né). Assange, na adolescência, era um hacker habilidoso e conhecido, hoje em dia, pouco se sabe sobre sua vida pessoal.

Agora os chefes de governo de vários países estão na cola do Assange querendo incriminá-lo de alguma coisa, porque até onde sei e li, o Assange não cometeu crime algum. Ele só montou um site onde o pessoal pode publicar os arquivos, o que as fontes enviam não é de responsabilidade dele.

Bom, isso de certa forma, porque ele sabendo que os documentos são secretos, poderia falar "ohhh, aqui não" (mas sabemos que essa não era a intenção dele ao criar o site), mas o lado bom é que ele pode dar uma de Lula e dizer "Ahh, não sabia de nada." Mas infelizmente, ou não, a justiça não deve ser tão branda como aqui.

Hoje, 07/12, Assange se entregou à justiça britânica e deverá ficar em custódia até o dia 14/12, sem direito a fiança, mas por ser acusado de estupro e sem ligação alguma com o WikiLeaks. Ele nega as acusações.

Continuaremos acompanhando o desenrolar dessa história. Fiquem ligados no MenInBits!


Fontes:

http://topicos.estadao.com.br/wikileaks

http://www.estadao.com.br/especiais/wikileaks-a-pedra-no-sapato-dos-governos,126467.htm

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4831926-EI12884,00-Quase+sites+pelo+mundo+ja+hospedam+copias+do+WikiLeaks.html (dica do @eduardojmatos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário