Opa! Bele, pessoal?
Vamos a mais um assunto interessante: O sistema operacional Unix e os vírus.
Há um senso comum em que os sistemas operacionais (SOs) fundamentados em Unix como, por exemplo, SUSE, Ubuntu, Fedora, Debian e Slackware, não sofrem com a exposição a vírus e outras pragas que algumas pessoas têm o prazer de criar para nos trazer dor de cabeça.
Mas o fato é que existem vírus para esse SO inclusive, recentemente, foi descoberto uma dessas pragas que conseguem infectar tanto SO Windows como Unix, conhecido como W32 ou Winux. Não há sistema 100% seguro em nenhum lugar do mundo, pois a cada dia surgem novas ameaças, técnicas, vulnerabilidades, etc. e o que faz o Unix parecer tão seguro tem explicação, que seguem:
- Popularidade (principal): quando alguém monta um vírus, a intenção do indivíduo é que 'sua cria' espalhe-se o mais rápido possível, com isso o Windows é um ótimo alvo devido à quantidade de pessoas que utilizam esse SO.
- Contribuição/Comunidade: como os SO da plataforma Unix possuem a ideologia do software livre, seu código-fonte é disponível para quem quiser contribuir com melhorias para a comunidade e, qualquer erro que seja descoberto, é consertado e disponibilizado muito mais rápido do que no Windows (onde temos que depender da Microsoft encontrar o erro e consertar - geralmente não são eles que encontram hehehe).
- Engenharia: o modelo de permissões no Unix é elaborado para que, em todo programa que realizará alguma alteração no sistema, necessite da autorização de um usuário administrador. (Windows também possui essa ferramenta, mas com muitas brechas).
No site (http://www.neowin.net/news/a-history-of-viruses-on-linux) há uma lista de algum vírus já conhecidos na plataforma Unix e uma breve explicação.
Aproveitando esse tópico e expandindo um pouco mais o assunto, há também vírus para usuários do SO Mac, mas devido ao motivo principal, não são amplamente criados ou divulgados como no Windows.
Enfim, o que fica é a dica de sempre. Usem o SO que acharam melhor, que sentirem mais conforto e que atenda às suas necessidades, mas não se esqueçam de usar proteção sempre! Antivírus, firewall... (e desconfiem sempre se a oferta for muito grande)
Abraços...
Ate+
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário